Antes da chegada de imigrantes italianos, já se consumia no Brasil uma forma de polenta de milho denominada angu, que pode ter a consistência de uma polenta firme ou cremosa, mas que nunca era grelhado ou frito.
A polenta tem origem na região norte da Itália. Constituía a base alimentar (o prato mais consumido) da população e dos legionários romanos. Era feita principalmente de farinha de aveia, mas podiam ser utilizadas farinhas de outros cereais como o trigo. Pouco depois da chegada dos espanhóis, o milho foi introduzido na Europa. Na Itália, o milho passou a ser cultivado primariamente no norte, onde as chuvas são abundantes. A partir de então é que a polenta passou a ser feita de farinha de milho.
A polenta de milho tornou-se o principal prato nas regiões de Veneza e Friuli, onde passou a substituir o pão (feito com trigo) e o macarrão. Sua textura varia bastante, de firme nas regiões de Veneza e Friuli a cremosa na região de Abruzzi. A polenta sempre foi feita da mesma forma: com bastante esforço e paciência, misturando a pasta de milho em caldeirões de cobre aquecidos sobre o fogo.
Pode ser servida mole, dura, grelhada ou frita. Pode ser recheada com uma miríade de molhos ou outros ingredientes, acrescentados enquanto ela ainda está mole.
Durante a graduação em agronomia na UFRRJ, aos finais de semana, a turma reunia-se no apartamento 237 para fazer refeições coletivas, contando com até 15 pessoas. Geralmente fazia-se jantares, com muita conversa, chimarrão, uma cervejinha gelada, e para acompanhar este prato um bom vinho. Foi neste período que descobri o gosto pela cozinha, o quão prazeroso era cozinhar, e receber amigos.
Ingredientes:
Polenta:
- 3 L de água
- 1 kg de fuba fino
- 1 Colher de sopa de sal
Frango:
- 2 kg de Coxa e Sobrecoxa de frango
- 3 Cebolas grandes cortadas em cubos
- 2 Tomates grandes cortados em cubos
- 1 Cabeça de alho amassado
- 200 g de Extrato de tomate
- Sal a gosto
- Salsinha a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- Azeite para dourar a cebola
Utensílios:
- Panela com capacidade de 5 litros
- Panela com capacidade de 3 litros
- Fogão
- Tábua de carne
- Facas e garfos de churrasco
Modo de preparo:
Colocar a água para ferver juntamente com o sal, no instante em que começar a fervura, acrescentar o fuba aos poucos, mexendo bem tomando muito cuidado para não empolar. (Neste inicio, costumo usar um fuê, em alguns casos, quando a polenta for grande pode-se usar a batedeira).
Após acrescentar todo o fuba, deve-se mexer frequentemente e muito bem, uma boa atividade para os braços. Para o bom cozimento a polenta deve cozida em fogo baixo por aproximadamente 40 minutos.
Quando pronta despejar em refratário, ou em uma tábua para polenta.
Enquanto a polenta cozinha, vamos fazer o frango.
Corte as coxas de frango em pedaços grandes e reserve. Em uma panela doure a cebola no azeite, acrescente o alho e o sal, frite mais um poco. Jogue o frango e refogue. Juntar o tomate a pimenta e a salsinha, refogar até os temperos derreterem. Adicionar o extrato de tomate e um pouco de água para formar o molho. Cozinhar por mais alguns instantes e pronto.
Servir sobre a polenta, ou em porções. Um bom acompanhamento para este prato uma boa salada de almeirão ou repolho. E claro um bom vinho tinto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário