terça-feira, 29 de julho de 2014

Coelho Assado

No Brasil, atualmente, o consumo de carne de coelho ainda é muito irregular, apesar de ser uma carne que se adapta bastante ao gosto da culinária brasileira. O principal motivo pelo qual esse tipo de carne não é consumido em escala comparável às carnes mais comuns na alimentação do brasileiro é o tamanho reduzido da produção e a falta de organização no setor, que não vem conseguindo difundir o hábito do consumo e nem mesmo divulgar as grandes qualidades desta carne. Embora pouco consumida no Brasil, a carne de coelho é bastante apreciada na Europa. Para ter uma ideia, em países como França e Alemanha, o consumo anual por habitante chega a 7 quilos, enquanto por aqui ainda não ultrapassa 200 gramas.
Mas a expectativa é de que haja um considerável aumento no consumo nos próximos anos. Isso porque a carne de coelho - cujo sabor lembra um pouco a carne de frango - vem conquistando cada vez mais o paladar dos brasileiros, em especial daqueles que também procuram ter uma alimentação mais saudável.

Ingredientes:

  • Coelho de 1 a 1,5 kg
  • O quanto baste de sal (usei 1 Colher de Sopa)
  • 3 Folhas de louro
  • 1 Colher de Sopa de Salsinha desidratada
  • 1 Cebola media picada em cubos pequenos
  • 3 dentes de Alho Amassados
  • 100 mL de Suco de Limão
  • 200 mL de Vinho Branco
  • Pimenta do reino a gosto
  • 1 colher de sopa de mostarda escura
Utensílios:
  1. Saco plástico grosso
  2. Forno a 200ºC
  3. Assadeira
  4. Papel alumíneo
  5. Faca e garfo de servir
  6. Tábua de carne
Modo de preparo:

No dia anterior preparar o coelho, lavar bem com água e um pouco de limão. Fazer uma base com todos os temperos, cortando as cebolas em cubos pequenos, amassar o alho e juntar o sal e a pimenta, macerar bem, juntar o limão e a mostarda, homogenizar, juntar o vinho e o louro, esta pronta a base para marinar o coelho, caso necessário podemos juntar um pouco de água ao tempero, antes de marinar.
Antes de juntar o tempero, devemos fazer pequenos furos no coelho para facilitar a penetração do tempero por igual na carcaça. Após deve-se colocar o coelho no saco plástico, e juntar os tempeiros, fechar o saco com um nó bem firme. Deve-se sacudir bem o saco para misturar bem os tempeiros, mas deve-se misturar bem, e logo após deixar em repouso por aproximadamente 6 horas, virando frequentemente geralmente recomendo virar de duas em duas horas, para homogenizar o tempero. O ideal e deixar o coelho refrigerado ate o momento de assar.
Decorrido o tempo em que o coelho estava marinando, deve-se dispor o coelho em uma assadeira grande, dependendo do tamanho do coelho, juntamente com o restante da base do marinar, cobrir com papel alumínio e levar ao forno à 200ºC devendo ser assado por 1 hora, de tempos em tempos o coelho deve sr virado, e novamente coberto com o papel alumínio. Antes de cobri-l0 é necessário regar com o suco da carne, no fundo da assadeira.
Quando o coelho ja estiver assado, deve-se retirar o papel e deixar assar ate o mesmo ficar dourado, por mais 20 a 30 minutos.
Recomendo servir com batata coradas e arroz branco. E um bom vinho para acompanhar.

 Obs: Não deu tempo de tirar a foto do coelho assado o pessoal atacou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário