quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Risoto de Frango

O risoto é um prato típico italiano em que era frita as cebolas com arroz arbório, ou o arroz em manteiga, e gradualmente adicionando carne, legumes ou outros ingredientes, até o arroz estar cozido e não poder absorver mais líquido.

Risotto, significa literalmente arrozinho, é um prato típico da região do Norte da Itália. Tendo origem no século XI. Com receita original surgindo em 1574. Por quase 200 anos, nesse tempo, havia muito trabalho pela construção de uma Catedral, Duomo di Milano, havia carpinteiros, arquitetos e pintores de toda a Europa.

Ingredientes:
  • 2 Xícaras de arroz arbório
  • 1/2 kg de coxa e Sobrecoxa de frango cortadas em pedaços
  • 1 Cebola grande cortada em cubos
  • 4 Dentes de alho amassado
  • 50 g de Extrato de tomate
  • Sal a gosto
  • Salsinha a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Azeite para fritar a cebola e refogar a carne 
Utensílios:
  1. Panela com capacidade de 3 litros
  2. Fogão
  3. Tábua de carne
  4. Facas e garfos de cozinha
Modo de preparo:

Em uma panela refogue a cebola no azeite, acrescente o alho e as coxas de frango, e juntar o sal e a pimenta. Deixar cozinhar até a carne estar quase cozida, adicionar o extrato de tomate e mexer frequentemente, pois vai começar a grudar ao fundo da panela. Caso necessário adicionar um pouco de água quente.
Adicionar as 2 xícaras de arroz arbório, refogar um pouco, sempre mexendo. Adicionar água quente sempre mexendo, a água deve ser adicionada até dois dedos acima do arroz. Cozinhar com a tampa semi aberta. Porém este ponto o risoto deve ser constantemente mexido, caso contrario vai grudar no fundo da panela.
O arroz arbório vai inchar e atribuir cremosidade ao cozinhar. Deve-se cozinhar até que o mesmo esteja mole, porem firme, mas não farináceo. Semelhante ao "al dente" do arroz branco ou parbolizado. Se for preciso adicionar mais água até seu total cozimento. Um pouco antes de apagar o fogo, juntar a salsinha e mexer bem. O arroz deve ficar com água pois ao desligar o fogo, e deixar a panela em repouso o mesmo vai absorver a água e manter a cremosidade. Caso necessário podemos adicionar 1 colher de margarina para conferir mais cremosidade ao risoto. Em alguns casos podemos acrescentar creme de leite, mas o sal deverá ser corrigido ao final, o quanto baste de creme de leite para cremosidade.
No momento de servir o risoto já disposto no prato cobrir com queijo parmesão de boa qualidade.

Um bom acompanhamento para este prato uma boa salada de repolho, ou de folhosas como rucula, almeirão ou alface americana. E claro um bom vinho tinto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário