terça-feira, 26 de agosto de 2014

Minha Versão da Costela do Outback

Se você já comeu a costela de porco do Outback, do Tony Romas ou do Madero, certamente sente vontade de repetir a dose toda vez que lembra das famigeradas e suculentas costelas, estou mentindo? Mas muitas vezes por grandes filas, ou por não encontrar um pertinho de sua casa, sempre fica na vontade, Hehe.

Saiba que você não precisa voltar ao restaurante para comer uma dessas costelas, você pode fazer facilmente em casa.
No caso, a receita abaixo passou por algumas mutações da receita original, mas pouca coisa, como vou apresentar. Embora não seja a receita original, o resultado é muito parecido e antes que você me pergunte nos comentários, eu recomendo que você inclua batatas, assim ela fica fantástica.

Fazer costela é uma arte, mas não existe mistério.

Ingredientes:
  • 1 Costela suína de aproximadamente 1 a 1,5 kg, sem pele e sem gordura
  • 4 Dentes de alho amassados
  • Sal a gosto
  • Açúcar mascavo a gosto
  • Molho Barbecue a gosto
  • Dry rub a gosto (mistura do temperos abaixo)
  • 1 Colher de sopa de açúcar refinado
  • 3 Colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1 Colher de chá de paprica picante e paprica doce (meio a meio)
  • 1/2 Colher de chá de chilli
  • 1/2 Colher de chá de pimenta do reino em pó
  • 1/2 Colher de chá de cominho em pó
  • 1 Colher de sopa de cebola em pó
Obs: Podemos substituir a cebola em pó por cebola ralada.

Utensílios:
  1. Forno à 250 ºC
  2. Papel alumínio
  3. Pincel silicone
  4. Tábua de carne
  5. Facas e garfos de cozinha
Modo de preparo:

Dry rub: Nada mais que uma mistura de especiarias, esse mix deverá ser bem homogenizado, pois como leva varios condimentos fortes, é necessário que os mesmos estejam bem dispersos no mix, para melhor distribuição dos aromas.
Misturar 1 Colher de sopa de açúcar refinado, 3 Colheres de sopa de açúcar mascavo, 1 Colher de chá de paprica picante e paprica doce (meio a meio), 1/2 Colher de chá de chilli, 1/2 Colher de chá de pimenta do reino em pó, 1/2 Colher de chá de cominho em pó e 1 Colher de sopa de cebola em pó.  
Em algumas versões o sal é adicionado a este mix. Mas prefiro adicionar o sal diretamente sobre a carne com uma boa talagada de pimenta do reino também.
O Dry rub pode ser preparado e armazenado em recipiente bem vedado, ou seja, pode-se preparar várias outras costelinhas...
Com o dry rub pronto, vamos limpar a costela, principalmente da membrana que protege o lado do osso. Para isso pode-se fazer pequenos cortes em todos os sentidos, sem cortar a carne, somente a membrana. Ou com o auxilio de uma colher desgrudar a membrana do osso, e puxar até sua total remoção, desta forma fica mais saborosa.
Sobre uma folha de papel alumínio temperar a costela com o sal e o alho a gosto, fazendo pequenos furos na carne com a ponta da faca. Temperar a costela em ambos os lados.
Feito isso distribuir o dry rub sobre a carne e massagear bem ambos os lados, seja generoso, pois ai esta o segredo da costela.
Com a costela bem temperada, cobrir a costela com uma fina camada de açúcar mascavo, este açúcar vai caramelizar e proporcionar uma cor muito boa a costela, sem falar no sabor. rsrs.
Chegou a hora de embrulhar a costela, com duas folhas de papel alumínio, com a parte brilhante voltada para a costela. Lembrando que a costela deve ficar bem embrulhada, caso necessário utilizar mais uma folha de papel.
 Levar ao forno preaquecido a 250 ºC por aproximadamente 2 horas, ou até a costela estar bem molinha, soltando do osso. 
Neste momento abrir o envoltório e pincelar o molho barbecue em ambos os lados, inciando pelo lado do osso, pois esta somente recebera uma vez as pinceladas. Virar a costela e pincelar o molho, e levar ao forno por 5 a 15 minutos, até o molho caramelizar. Repetir este procedimento duas a três vezes. Ou quantas vezes achar necessário.

Recomendo servir acompanhada de batatas, e claro uma boa cerveja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário